Encontro técnico do Irga reúne gerentes e coordenadores
A organização de uma agenda técnica para definição das demandas de pesquisa, extensão rural e política setorial foi o foco da reunião realizada ontem pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. O objetivo, a partir dessa agenda, é formular as linhas prioritárias de atuação e os programas e ações para esta gestão.
A agenda técnica terá início com a realização de reuniões nos 40 Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural – NATEs – com a finalidade de identificar e discutir as demandas junto aos produtores e técnicos envolvidos em toda a cadeia produtiva do arroz. O assessor técnico do Irga, Sérgio Gindri Lopes, informa que as reuniões vão ser realizadas simultaneamente de 02 a 06 de maio nos municípios que sediam os núcleos.
Outra programação prevista na agenda é uma convenção técnica que será realizada de 1º a 03 de junho, em Santa Maria, em que as demandas apresentadas pelos NATEs serão analisadas, possibilitando a definição das estratégias de ação para os próximos quatro anos. Devem participar do evento todos os agentes técnicos do Irga, os representantes da Comissão de Pesquisa e Extensão Rural do Conselho Deliberativo do Irga e representantes de todos os setores da cadeia produtiva.
Na oportunidade, foi feita uma avaliação das atividades técnicas realizadas durante a safra 2010/2011, quando foram analisados itens como produção, produtividade e eventos técnicos. Para o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Rui Ragagnin, a safra está apresentando excelentes índices de produtividade. “Devemos finalizar a colheita dentro de um mês com uma média estadual em torno de 7,5 toneladas por hectare”, relata ele, salientando que esses resultados se devem ao clima favorável que possibilitou o bom desempenho da lavoura associado ao alto nível de tecnologia empregado.
Irga lança três cultivares
Durante a reunião, o presidente do Irga, Cláudio Brayer Pereira, informou o lançamento de três cultivares de arroz irrigado: IRGA 426, IRGA 427 e IRGA 428 CL. “Esses lançamentos já estarão disponíveis para a próxima safra visando melhorar a produtividade e a competitividade da lavoura”, declara Pereira.
Participaram também do encontro o chefe de gabinete do Irga, César Marques Pereira, o gerente da Divisão de Pesquisa do instituto, Carlos Alberto Fagundes e os coordenadores dos escritórios regionais.
As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Rio Grandense do Arroz.
Agrolink
Mais notícias
Destaque
04 de maio de 2021
Soja: Mercado Volta A Subir Na Bolsa de Chicago Nesta 3ª e Ainda Tem Apoio No Frio dos Eua
Leia mais
Destaque
21 de dezembro de 2020
Cabanha de Bagé Conquista Prêmio Internacional
Leia mais
Destaque
01 de dezembro de 2020
Angus Elege Diretoria No Dia 4 de Dezembro
Leia mais
Destaque
27 de novembro de 2020
Análise do Mapa Mostra Que Sementes Recebidas Por Brasileiros Contêm Pragas Que Não Existem No País
Leia mais