O Brasil continua batendo recordes mensais na exportação de arroz. Conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil exportou quase 300 mil (292 mil) toneladas de arroz (base casca), no mês de outubro de 2011.
No acumulado do ano agrícola, nos oito primeiros meses do ano comercial 2011/12, o volume acumulado se aproxima de 1,4 milhão de toneladas (1,39 milhão de toneladas), novo recorde histórico para as exportações do grão e um extraordinário crescimento de 255% sobre o total exportado no mesmo período do ano anterior e de 94% sobre 2009.
A média mensal das exportações em 2011 é superior a 170 mil toneladas, e considerando que ainda faltam quatro meses para finalizar o ano agrícola a expectativa é que o volume exportado ultrapasse a 1,8 milhão de toneladas anuais, ultrapassando em 500 mil toneladas as previsões oficiais.
Os leilões de Prêmio para Escoamento de Arroz (PEP) realizados em 2011 foram fundamentais para a alavancagem das vendas externas.
Os preços internos deverão ser fortemente favorecidos pelo aumento das exportações e também, pelo vencimento das opções, cujo período para a confirmação do exercício de novembro se inicia a partir do próximo dia 11 de novembro.
O preço de exercício das opções para novembro será de R$ 29,00 para a saca de 50 kg, de arroz tipo 1, com renda entre 57 a 59% de grãos inteiros, e poderá sinalizar uma nova referência para o mercado do grão.
As informações são de Marco Aurélio Tavares – Consultor
Agrolink com informações de assessoria