12ª Expoagro reserva espaço ao arroz
O segundo dia d atividades no Parque de Exposições da 12ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, começou com tempo instável, mas o sol predominou com o passar das horas e facilitou a visitação às atrações da feira. Os vizinhos José Carlos da Silva e Elci Marques da Silveira, arrozeiros da localidade de Passo D’Areia, aproveitaram a quinta-feira para conferir a programação do Dia do Arroz, idealizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Embrapa. Entre outras coisas, eles conheceram as vantagens da rotação de culturas com a soja.
Há alguns anos, o Irga observa que o desenvolvimento da soja na várzea possibilita mais independência no campo, evitando a monocultura. Com as cultivares certas e manejo e assistência técnica adequados, a soja pode promover sustentabilidade e renda. Segundo o coordenador regional do Irga na Depressão Central, Jaceguay de Barros, esta é a primeira vez na programação da Expoagro Afubra que o casamento produtivo de soja e arroz é demonstrado.
A preparação das áreas demonstrativas, que totalizam cerca de 2 mil metros quadrados no parque, começou em outubro do ano passado. Além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Irga e conferir o aproveitamento do cereal em diferentes pratos, os visitantes ainda podem observar de perto detalhes sobre a cultura arrozeira. Uma das novidades apresentadas este ano são as cultivares Irga 425, 426, 427 e 428, que se adaptam bem à região. “A cultivar Irga 425 é adaptada ao sistema de cultivo de arroz pré-germinado e apresenta boa resistência e excelente potencial de rendimento de grãos, com qualidade industrial e culinária.”
Enquanto a colheita do arroz na safra 2011/2012 avança, os produtores mantêm as atenções no mercado. Recentemente o governo federal anunciou a liberação de R$ 737 milhões para a Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) para o produto. Segundo o agrônomo Rui Eduardo Grillo Ragagnin, tratam-se de mecanismos de auxílio ao escoamento da produção. “São estratégias importantes para conseguirmos estabilidade.”
Fonte: Agrolink
Mais notícias
Agrolink
04 de maio de 2021
Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020
Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020
Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017
Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais