O cenário da pandemia trouxe para o setor agropecuário gaúcho a necessidade de propostas diferentes de comercialização de animais. Os leilões e feiras que sempre atraíram grande participação de público foram alterados para eventos virtuais, em que os compradores de animais passaram adquirir animais pela internet. Neste primeiro semestre, diversos eventos comerciais nesse formato foram destaque no jornal Folha do Sul.
O leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, destacou, recentemente, que a venda de cavalos Crioulos, nos últimos dois meses, em alguns leilões, mesmo sendo virtuais, os resultados foram surpreendentes, tanto em faturamento quanto nas médias alcançadas nos exemplares vendidos. “Alguns animais registraram boas valorizações. Estes resultados positivos convergem para um cenário otimista também em relação aos próximos remates da raça Crioula”, enfatiza. A leiloeira realiza no dia 21 da Estância Santa Anna, e Redução de Manada Don Marcelino, no dia 28.
Cinco Salsos
Muitos desses leilões foram transmitidos pelo site Lance Rural e um deles que também surpreendeu os organizadores em termos de vendas foi a sexta edição do Leilão Cinco Salsos Sangue e Raça realizado pela Cabanha Cinco Salsos de Aceguá. O criador e produtor rural Cláudio Nery Martins ressalta que, diferente da edição do ano passado, realizada no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, teve que ser feita de forma virtual. “Nos surpreendeu porque foi um sucesso retumbante, com resultados muito melhores do que em outros anos. Vendemos animais para criadores da região Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e para criadores do Uruguai com 100% de vendas e um incremento nos montantes de até 26% se comparado ao leilão do ano passado”, detalha Cláudio Nery Martins.
A Cinco Salsos recebeu, recentemente, um grupo de crioulistas de Itajaí, que veio conferir as potrancas e éguas domadas sendo preparadas já para a sétima edição do leilão Cinco e Salsos Sangue & Raça que irá ocorrer em abril de 2021.