Tendência é de queda nas temperaturas no próximo final de semana
Os modelos mais recentes do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a região sul do país poderá ter novas chuvas nesta semana. De acordo com o Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, um novo sistema em formação no Uruguai deve avançar para o Brasil, levando condição de chuvas volumosas e derrubando as temperaturas na região. Já para as demais regiões do país, a previsão continua sendo de tempo estável e seco, com queda na umidade relativa do ar que pode ficar inferior a 20% no Centro-Oeste.
De acordo com o modelo Cosmo, a partir de quinta-feira (25), já deve chover no Rio Grande do Sul. Os volumes previstos para o período fica entre 20 e 40 milímetros de precipitação. A tendência é que a partir de sexta-feira (26), o sistema frontal deve avançar para o norte do estado, atingindo também o oeste de Santa Catarina e Paraná, com precipitação de até 30 mm. "A partir do dia 25 a instabilidade ganha força e pode chegar a chover até no sul do Mato Grosso do Sul", afirma o meteorologista.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Já para o Paraná, os volumes mais expressivos de chuvas devem acontecer no sábado (27). Os modelos indicam que o estado pode registrar chuvas acima de 70 milímetros na região central. Para a parte sul, são previstos volumes entre 20 e 40 mm. Apenas o extremo norte do Paraná não deve ter chuvas significativas. Também neste dia, são esperadas chuvas para todo o estado de Santa Catarina - com volumes entre 20 e 40 mm.
Os modelos mostram ainda que as chuvas podem chegar para o extremo sul de São Paulo, com precipitação de até 30 milímetros. Mais uma vez o sistema deve passar de maneira rápida pela a região, sem conseguir avançar para as demais áreas do sudeste. As previsões indicam continuidade de tempo estável no sul de Minas Gerais, favorecendo assim a colheita do café.
Com o avanço das chuvas para os demais estados, Olívio destaca que também a partir de sábado (27) as temperaturas tendem a cair no Rio Grande do Sul. O modelo de previsão de temperatura do Inmet mostra mínimas entre 4 e 6 graus para todo estado. Seguindo as previsões do Inmet, as temperaturas devem ter um declínio em Santa Catarina, ficando entre 6 e 10 graus.
Fonte: Noticias Agricolas