Para fazer parte das grandes finais do Freio do Proprietário e Jovem, os competidores encararam a pista do Cavalo Crioulo, no Parque Assis Brasil em Esteio, na disputa da seletiva única das modalidades. Juntas, elas reuniram 61 conjuntos - 41 Proprietários e 17 jovens ginetes - entre quinta-feira e domingo, para selecionar os 24 e 14 campeões, respectivamente. Agora, os habilitados vão em busca do pódio final. As decisivas do Freio do Proprietário, Freio Jovem e Inclusão de Ouro, inclusive, já têm data marcada: será entre os dias 23 e 29 de novembro, com a participação de 260 conjuntos no total.
Freio do proprietário
De acordo com informações da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), depois de muitas alternâncias de posições, quem assumiu a liderança final após a Prova de Campo - e sob muita comemoração dos familiares - foi Diego Rosa Dreissig, montando VB Eldorado Norteño. A média conquistada pelo conjunto foi de 11,112. Ele, que é pai do campeão do Freio Jovem 2019 na categoria Infantil Masculino A, Pedro Rosa, vivenciou, ao lado do filho, mais uma vitória.
Freio Jovem
No Freio Jovem, o desdobramento dos três dias de disputa levou Iago Rosa Costa a se colocar na primeira posição do ranking final da seletiva, após atingir 10,118 pontos de média, com Data Venia Carpeta. Os outros três lugares principais do pódio (2º, 3º e 4º) foram conquistado pelo mesmo ginete: João Victor Casagrande de Ávila, que, segundo a ABCCC, deu um show em pista.
Propósito da seletiva
Devido à estratégia definida para preencher as vagas remanescentes, a seletiva reuniu apenas os participantes de uma categoria por modalidade, sem excluir os conjuntos que já estavam habilitados à final.
Fonte: https://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/19/10/2020/seletiva-completa-os-rankings-para-as-finais-de-provas-da-raca-crioula