As altas temperaturas e o baixo volume de chuvas têm causado preocupação, principalmente entre os produtores rurais da região. Esse é o caso de Hulha Negra, que já se prepara para decretar situação de emergência. De acordo com um laudo elaborado pela Emater, o município já contabiliza perdas superiores a R$ 4 milhões. Conforme o documento, várias culturas enfrentam problemas, como milho, trigo e coentro. Porém, o principal está no plantio da soja, atrasado devido ao baixo volume de chuva na região. O laudo foi emitido pela Emater a pedido da Prefeitura de Hulha Negra, que deve decretar situação de emergência a partir do documento.
Prognóstico
Na última sexta-feira, a Emater/RS-Ascar promoveu a transmissão virtual do Prognóstico Climático para o Rio Grande do Sul. A explanação do conteúdo foi feita pelo coordenador do 8º Distrito Meteorológico (Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Solismar Damé Prestes. Pela análise de Prestes e o prognóstico para os próximos três meses, outubro e novembro foi o período de maior deficit hídrico no Rio Grande do Sul. "Acreditamos que esse tenha sido o pior período, estamos bastante confiantes que vá melhorar as condições para o verão. Claro que não será o ideal para a agricultura, que necessita de chuvas acima da média, mas uma condição mais próxima da média para amenizar as consequências. De maneira geral, nos próximos três meses, as chuvas estarão por volta de 100 ml abaixo da média. O que em uma situação normal não seria muito significativo, mas como viemos de uma estiagem, não é uma condição muito boa”, avaliou.
Próximos dias
De acordo com o instituto meteorológico Climatempo, hoje o dia será de sol com algumas nuvens e sem previsão de chuva. A temperatura mínima deve ser de 13 graus e a máxima de 27. Na quarta-feira pode haver pancadas de chuva, com precipitação de apenas oito milímetros. A temperatura fica entre 15 e 28 graus. Na quinta-feira, o mesmo cenário se repete, com precipitação de cinco milímetros e temperatura oscilando entre os 19 e 30 graus. Para sexta-feira não há previsão de chuva. A temperatura mínima será de 14 graus e a máxima de 26.
Fonte: https://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/01/12/2020/estiagem-causa-preocupacao-na-regiao-da-campanha