As chuvas ocorridas em todas as regiões do Estado contribuíram para a retomada do planto de soja, que já atinge 61% no Rio Grande do Sul. As informações são do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta semana.
Em relação ao milho, as precipitações de distribuição irregular e volumes variados no Estado ocorridas durante a última semana contribuíram para amenizar o deficit hídrico ocasionado pelo longo período de tempo seco e para retomar os plantios e os tratos culturais. Até quinta-feira passada, chegaram a 1 646 as comunicações de ocorrência de perdas para cobertura do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
A sequência de dias com tempo seco no Rio Grande do Sul foi interrompida por chuvas que ajudaram no desenvolvimento dos cultivos e na implantação final das lavouras de arroz, que já chega a 98%.
A ocorrência de chuvas com distribuição desuniforme e volumes variados no Estado não atrapalhou o avanço das colheitas de trigo, em fase de finalização, nas regiões de Bagé, Pelotas e Caxias do Sul, que ainda somam 1% restante de lavouras cultivadas no Estado a serem colhidas.
Fonte: https://i2.wp.com/opresenterural.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Plantio-Soja-Cr%C3%A9dito-Paulo-Pires-Divulga%C3%A7%C3%A3o.jpg?fit=1200%2C900&ssl=1