A genética nacional das raças Hereford e Braford foi destaque em um campeonato mundial no Texas, EUA, que aconteceu entre os dias 1º e 13 de dezembro. O evento, realizado pela United Braford Breeder e United Hereford Breeder, entidades internacionais, busca promover anualmente uma disputa para eleger o melhor touro de cada continente. Em seguida, os vencedores concorrem ao prêmio mundial.
A raça Braford foi grande destaque na disputa este ano. Representado pela Cabanha Santa Helena, de Bagé, o touro Santa Helena TE 139 “Señuelo” recebeu o prêmio de segundo melhor touro Braford do mundo.
Conforme o sócio e proprietário da Cabanha, Pedro Obino, o exemplar é filho do touro Punto Final, que disputou a competição em 2017 e ganhou o prêmio de melhor touro do mundo. “O fato de ter o filho do Punto representando o Brasil em uma final, após três anos da nossa primeira participação, é mais gratificante que o prêmio em si, pois consolida e confirma que a genética e a produção do touro Punto Final realmente é consistente”, disse.
Além do touro Señuelo, a Cabanha Santa Helena participou da competição com a fêmea TE 129 Adalgisa. “Foi um orgulho termos dois animais, filhos do Punto Final, selecionados para representar o Brasil. Além de mostrarmos o trabalho que realizamos em nossa propriedade, conseguimos, através dessa competição agregar valor no rebanho Braford Nacional”, completou Obino.
A raça Hereford foi representada pela Cabanha São Fernando, de Alegrete, que levou para casa o prêmio de melhor touro Hereford da América do Sul, com o animal São Fernando United FIV 8825 “Uber”.
“É motivo de alegria e muito orgulho para nós, principalmente no ano em que a Cabanha São Fernando completa 100 anos de criação da raça Hereford. Superamos nossos irmãos uruguaios e argentinos reconhecidos por sua genética fantástica e conquistamos o prêmio de melhor touro Hereford da América do Sul. Um feito e tanto para a história da raça Nacional, mostrando que temos muita qualidade”, comemorou Fernando Cavalcanti, sócio e proprietário da Cabanha São Fernando.
Fonte: https://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/21/12/2020/cabanha-de-bage-conquista-premio-internacional